Como viver bem com pouco dinheiro

Quem escreveu isto, não ganha de certeza o ordenado mínimo. Isto é lírico e até ofensivo! Em minha casa entra apenas o ordenado do meu marido. Devido a problemas de coluna estou de cama desde Abril. Não gastamos dinheiro em vestuário, nem calçado, nem cinema, nem refeições fora, nem um simples café!…. Temos despesas de gasóleo porque é do carro que o meu marido necessita para trabalhar; alimentação; medicação; gás; luz; água; condomínio…. Onde vou retirar aqui, poupando???!!!”

 

Essa foi um comentário feito por uma leitora do finanças real no facebook depois de ler um post que falei que sim ! é possível poupar dinheiro mesmo ganhando um salário mínimo.

 

Depois desse comentário fiquei buscando formas de explicar para meus leitores como economizar e como viver bem com pouco dinheiro.

 

Existem três situações que leva uma pessoa a economizar:

  • Para sobreviver no final do mês( pessoas que ganham pouco)
  • Para pagar dívidas( pessoas que não cuidam bem do dinheiro que ganha)
  • Para investir( pessoas que têm sonhos e objetivos na vida)

 

Como viver bem com pouco dinheiro( O orçamento)

como viver bem com pouco dinheiro

O primeiro passo é organizar seu orçamento doméstico.Para saber quanto dinheiro você pode gastar é preciso saber quanto dinheiro você está ganhando.

 

Algumas pessoas sabem quanto custa seu estilo de vida em apenas um mês , enquanto que outras precisam fazer o orçamento detalhando durante 3 meses.

 

No orçamento você deve colocar tudo que você ganhou no mês  e tudo que você gastou.Nas receita você precisa colocar tudo até mesmo gorjetas para quem trabalha como garçom ou outra função que receba gorjetas. Nas despesas você precisa colocar seu pão de todos os dias e até o café de vez em quando na rua.

 

Somente com o detalhamento do orçamento é possível saber quanto custa para manter seu padrão de vida atual e quanto dá para cortar e baixar seu padrão de vida seja por qual situação você queira viver bem com pouco dinheiro como nas situações citadas acima.

 

Veja o que dar para cortar e sem alterar seu estado mental ou seja sem afetar sua felicidade.

Como viver bem com pouco dinheiro( Mude estilo de vida)

Mudar estilo de vida quer dizer baixar seu padrão de vida, quer dizer que você deve escolher viver de uma maneira menos consumista.

 

No mundo digital, nesta era onde quem não tem celular é chamado de atrasado,pobre ou coisas piores que não posso falar nesse blog tão refinado.

 

Torne-se menos dependente de tecnologia, de deliveres e de comodidade como táxi ou uber.

 

Comece a fazer todas as refeições em casa, cultivando os ingredientes se sua casa tiver espaço e buscando sempre refeições saudáveis para não ter que gastar com remédios depois.

 

Sempre veja se é possível esticar mais alguns meses de vida de uma roupa velha, de um móvel, de um pote de vidro. Procure aprender o básico de reciclagem e buscar criatividade para dar vida nova a algo velho.mas atenção sempre reutilize e de cara nova para algo se realmente você estiver precisando para não ter que gastar com material para decorar.

 

Você também deve eliminar os vícios. Um erro muito comum é achar que não tem vício, mas você deve ficar atento pois tudo que você compra em excesso que destrói sua vida financeira ou sua saúde é um vício.

 

Os vicio mais comuns são álcool, drogas, cigarro,comprar roupas, comprar sapatos , colecionar…

 

Para mudar seu estilo de vida você precisa mudar primeiro seu modo de pensar e agir. Tudo começa na sua mente. Você precisa aceitar seu novo estilo de vida e não escutar as criticas das outras pessoas que se julgam ser seus amigos e que se acham no direito por ser seus parentes. Pessoas assim sempre vão existir!

Como viver bem com pouco dinheiro( faça seu dinheiro render)




Para fazer seu dinheiro render você precisa economizar em tudo que der. Busque comprar nos dias de promoção dos supermercados, busque cupons de descontos , use programas de fidelidades.

 

Existem programas de fidelidade para quem vai viajar, para quem compra sempre na mesma farmácia e tem o cartão da farmácia, para quem compra com cartão de crédito

 

Para diminuir sua conta de luz procure saber se na sua região tem o programa ECOELCE onde você pode levar material reciclável consumido na sua casa que pode ser descontado na conta de luz..

Como viver bem com pouco dinheiro( segunda mão)

Se precisar comprar algo novo veja antes a possibilidade de comprar de segunda mão. Tudo que é de segunda mão tem um preço mais em conta. Verifique a situação do produto a ser comprado, se atende suas necessidades.

 

Visitar lojas de brechós também é uma forma de comprar de segunda mão e economizar bom dinheiro, pois nem sempre os produtos de brechós são gastos.

Como viver bem com pouco dinheiro(Mãos á obra)

Precisa pintar uma parede? Precisa instalar um armário na parede? A dica é fazer você mesma ou seu marido. Caso você nem o traste do seu marido( brincadeira pessoal) saiba fazer algo então existe a possibilidade de você trocar seus serviços por mão de obra de um amigo ou parente que saiba fazer.

 

Quase todo mundo sabe fazer algo que o’outro não sabe e você aproveitar e economizar dinheiro aqui.

 

 Empreste as coisas para seus vizinhos e assim quando você precisar de algo eles não vão se negar a emprestar.

Conclusão:

Para viver bem com pouco dinheiro você precisa querer e precisa aceitar.

Abra mão de pacotes de serviços,  do seu carro ou sua moto, aprenda a ser minimalista e compre somente se não existir um vizinho que lhe empreste, se for urgente. Ainda na hora da compra peça desconto sempre.

Baixe o e-book grátis com muitas dicas para economizar na sua casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *