Como viver bem com pouco dinheiro

“Quem escreveu isto, não ganha de certeza o ordenado mínimo. Isto é lírico e até ofensivo! Em minha casa entra apenas o ordenado do meu marido. Devido a problemas de coluna estou de cama desde abril. Não gastamos dinheiro em vestuário, nem calçado, nem cinema, nem refeições fora, nem um simples café!… Temos despesas de gasolina porque é do carro que o meu marido necessita para trabalhar; alimentação; medicação; gás; luz; água; condomínio… Onde vou retirar aqui, poupando??!!”

Esse foi um comentário feito por uma leitora do finanças real no Facebook após ler um post que falei que é possível poupar dinheiro mesmo ganhando um salário mínimo.

Depois desse comentário fiquei buscando formas de explicar para meus leitores como economizar e como viver bem com pouco dinheiro.

Existem três situações que leva uma pessoa a economizar:

  • Para sobreviver no final do mês(pessoas que ganham pouco)
  • Para pagar dívidas(pessoas que não cuidam bem do dinheiro que ganha)
  • Para investir(pessoas com sonhos e objetivos na vida).

Entenda que um artigo de blog é um conteúdo feito para alcançar o máximo de pessoas possíveis, por isso, você deve ter em mente que esse é um conteúdo educativo e dicas gerais.

 Sobreviver com uma renda baixa é desafiador e eu entendo que muitas pessoas têm limitações que as impede de aumentar a renda como, por exemplo: famílias que têm um membro com algum tipo de doença, famílias que tem criança ou idoso, famílias que moram em zona rural onde não há muitas opções de emprego…

O objetivo desse conteúdo e os demais aqui no blog é ajudar quem ganha pouco encontrar os ralos financeiros e aproveitar ao máximo o pouco dinheiro que ganha.

Não existe fórmula mágica para sobreviver com uma única renda e quando não há organização e planejamento o pouco dinheiro acaba muito mais rápido.

Como viver bem com pouco dinheiro(O orçamento)

como viver bem com pouco dinheiro

O primeiro passo é organizar seu orçamento doméstico. Quanto menor é a renda mais controle financeiro precisa porque cada centavo conta para sobreviver ao final do mês.

Rastreado seu dinheiro com um orçamento você poderá ver qual é sua renda real, quais são suas despesas reais e como distribuí-la da melhor forma.

Para saber quanto dinheiro você pode gastar é preciso saber quanto dinheiro você está ganhando. Algumas pessoas sabem quanto custa seu estilo de vida em apenas um mês, enquanto outras precisam fazer o orçamento detalhando durante 3 meses.

No orçamento você deve colocar tudo que você ganhou no mês e tudo que você gastou.Nas receitas você precisa colocar tudo até mesmo gorjetas para quem trabalha como garçom ou outra função que receba gorjetas. Nas despesas você precisa colocar seu pão diariamente e até o café por vezes na rua.

Somente com o detalhamento do orçamento é possível saber quanto custa para manter seu padrão de vida atual e quanto dá para cortar e baixar seu padrão de vida seja por qual situação você queira viver bem com pouco dinheiro como nas situações citadas acima.

Observe o que dar para cortar  sem alterar seu estado mental, ou seja sem afetar sua felicidade.

Artigos relacionados:

Como viver bem com pouco dinheiro( Mude estilo de vida)

Mudar estilo de vida quer dizer baixar seu padrão de vida, quer dizer que você deve escolher viver de uma maneira menos consumista.

No mundo digital, nesta era onde quem não tem celular é chamado de atrasado, pobre ou coisas piores que não posso falar nesse blog tão refinado.

Torne-se menos dependente de tecnologia, de deliverys e de comodidade como táxi ou uber.

Comece a fazer todas as refeições em casa, cultivando os ingredientes se sua casa tiver espaço e buscando sempre refeições saudáveis para não ter que gastar com remédios depois.

Sempre veja se é possível esticar mais alguns meses de vida de uma roupa velha, de um móvel, de um pote de vidro. Procure aprender o básico de reciclagem e buscar criatividade para dar vida nova a algo velho., mas atenção sempre reutilize e de cara nova para algo se realmente você estiver precisando para não ter que gastar com material para decorar.

Você também deve eliminar os vícios. Um erro muito comum é acreditar que não tem vício, mas você deve ficar atento, pois tudo que você compra em excesso que destrói sua vida financeira ou sua saúde é um vício.

Os vício mais comuns são álcool, drogas, cigarro, comprar roupas, comprar sapatos, colecionar…

Para mudar seu estilo de vida você precisa mudar primeiro seu modo de pensar e agir. Tudo começa na sua mente. Você precisa aceitar seu novo estilo de vida e não escutar as críticas das outras pessoas que se julgam ser seus amigos e que se acham no direito por serem seus parentes. Pessoas assim sempre vão existir!

Como viver bem com pouco dinheiro(faça seu dinheiro render)

como viver bem mesmo com pouco dinheiro

Faça tudo o que estiver ao seu alcance para fazer seu dinheiro render. Não estou falando sobre rentabilidade, falo sobre economizar cada centavo para fazer seu dinheiro o máximo de contas essenciais possível.

Usando um cartão de crédito que oferece cashback ou desconto na fatura você ganha alguns centavos por usar o cartão como método de pagamento. Para que o cashback ou desconto na fatura seja realmente um ganho não vale pagar a fatura atrasada, parcelar com juros, pagar o mínimo, sacar no cartão… Fazendo isso o cashback que ganhará irá para algo desnecessário que são os juros pelo mal uso do cartão de crédito.

Outra forma de fazer seu dinheiro render é evitando qualquer tipo de desperdício como, por exemplo:

  • desperdício no consumo de energia e água.
  • desperdício pagando taxas e tarifas bancárias
  • desperdício fazendo pequenos gastos constantes
  • desperdício jogando comida fora ou deixando alimentos estragar na geladeira.

Relacionado: 110 dicas para economizar no dia a dia

Como viver bem com pouco dinheiro(segunda mão)

Antes de comprar algo novo veja se não é melhor comprar algo usado para adquirir por um preço menor. É claro que nem tudo vale a pena comprar de segunda mão, portanto você precisa saber avaliar o custo benefício.

Algumas lojas são especializadas em vender coisas usadas e semi novas. Praticamente tudo pode ser encontrado para comprar de segunda mão como, por exemplo; carros, motos, móveis, eletrodomésticos, livros, roupas, sapatos e brinquedos infantis.

Como viver bem com pouco dinheiro(Mãos á obra)

Se precisar pintar a casa, cortar matos que nasceu no quintal, colocar uma pia ou outras reformas e consertos, a melhor forma de não comprometer o orçamento tão apertado é fazendo você mesmo.

Mantenha uma boa relação com seus vizinhos, pois você pode precisar de algumas ferramentas emprestadas ou alugadas.

Se não puder pagar o preço justo por um profissional é melhor que você mesma realize essas tarefas. Além disso, existem muitos tutoriais no YouTube que te mostram cada passo.

Aqui em casa, meu marido realiza a limpeza de caixa d’água, conserta telhado, pinta as paredes e até mesmo fez uma mesa e uma sapateira com ajuda de um tutorial no YouTube. 

Como viver bem com pouco dinheiro (recicle)

Não dá para falar sobre baixa renda sem falar de reciclagem. Reciclagem é uma forma de aproveitar algumas coisas antes de jogá-la no lixo. 

Há um pouco de preconceito sobre a reciclagem. Muita gente supõe que reciclagem é pegar algo do lixo e usá-lo. Na verdade, a reciclagem doméstica é pegar algo que iria para o lixo e transformá-lo em algo útil. Você pode pegar um pote de creme de hidratação vazio e transformá-lo em um pote para colocar cotonete.

Outras coisas que podem ser reaproveitadas são pote de sorvete, copos de azeitona, potes de margarina, potes de produtos de limpeza e muito mais.

Aqui em casa, o resto de óleo de cozinha são reaproveitados para fazer sabão caseiro.

Conclusão:

Para viver bem com pouco dinheiro você precisa querer e precisa aceitar.

Renuncie a pacotes de serviços, do seu carro ou sua moto, aprenda a ser minimalista e compre somente se não existir um vizinho que lhe empreste, se for urgente. Ainda na hora da compra peça desconto sempre. Volte sempre no nosso blog para ver mais dicas como esta.