Como fazer uma reserva financeira sendo baixa renda;Tudo que você precisa saber
Reserva financeira, pé de meia, fundo de emergência são os nomes mais comuns que se aplica ao montante de dinheiro pensado em imprevistos, por tanto reserva financeira serve para cobrir gastos inesperados, não incluídos no orçamento.
Ela é muito usada em casos de:
- Desemprego
- Despesas médicas
- Dívidas,etc.
Ter uma reserva financeira significa ter mais tranquilidade para momentos difíceis de imprevistos e emergências na nossa vida.
Por que é tão importante ter uma reserva financeira mesmo sendo baixa renda?
Muitas pessoas acabam passando por dificuldades financeiras justamente porque não pensaram em momentos que acontecem em nossa vida que não estavam nos nossos planos.
Alguns até pensam que existem momentos imprevistos, outros nem mesmo cogitam a ideia de ter uma reserva financeira. Tudo por que viver uma vida de luxo e de ostentação é a única alternativa no momento e que não sobra dinheiro para guardar.
Nosso país vive um momento de incertezas e isso tem feito com que os imprevistos aconteçam com mais frequências.
Dias ruins virão…E quanto mais cedo você acreditar nisso melhor será para sua vida financeira.
Coisas ruins acontecem com pessoas boas você precisa acreditar nisso! Por que é isso que está te impedindo de fazer sua reserva financeira.
Você acha que não existe possibilidade de você perder o emprego?
Você acha que ninguém na sua família jamais terá uma doença?
Pois é, as duas situações aconteceu comigo.A gente nunca está 100% preparado para esses momento, mas graças a Deus e a minha capacidade de poupar temos conseguido sair dessas situações com muita calma e com a minha reserva financeira.
Vou mostrar para vocês os passo que eu sigo para criar uma fundo de emergência:
Passo 1-Matar suas dívidas
Eu não sei você , mas pra mim pior do que não ter dinheiro no bolso é pegar no dinheiro sabendo que não sou a dona.
Isso acontece com as pessoas que têm dívidas. Pegam no dinheiro somente para pagar as contas, gastam tudo antes mesmo de ver a cor do dinheiro.
O primeiro passo para criar sua reserva financeira é matar de uma vez por todas suas dívidas.Porque essa é a alternativa mais viável para sobrar dinheiro.
Falo para você matar sua dívida porque você pode tentar acabar com ela de outra maneira e a danada sobreviver. Passe a tesoura no cartão de crédito, fuja da sua amiga que te empresta dinheiro para comprar besteiras ou supérfluos, Venda seus objetos que te trazem dívidas todo mês.
Passo 2-Controle suas finanças
Faça um controle dos seus gastos domésticos.É muito importante ter um controle das suas finanças para fazer um equilíbrio entre suas despesas necessárias e suas despesas desnecessárias para poder saber onde pode cortar gastos para criar sua reserva financeira.
Passo 3- Quanto devo ter de reserva
No passo 3 você precisa definir o quanto você precisa para estar seguro no caso de desemprego. Quanto você precisa no caso de doenças.
Os grandes especialistas de finanças sugeri um mínimo de 3 meses do seu salário e um máximo de 1 ano.No entanto, o quanto você deve poupar por mês é você que vai definir,pois cada família tem gastos diferentes da outras,cada família tem suas prioridades.
No meu caso minha prioridade é saúde e educação, no caso de outras famílias a prioridade é o lazer e o transporte particular.
Como fazer a reserva financeira sendo baixa renda?
As alternativas mais rápidas é você guardar todo dinheiro das férias, do décimo e do abono salarial, mas como muita gente gasta esse dinheiro extra antes de receber se for o seu caso sugiro que você guarde uma porcentagem todo mês,assim você vai fazer sua reserva sem sentir muito pesar no bolso.
È muito importante que você saiba o que é uma emergência.Viagens é uma emergência? não.Roupas novas é uma emergência? não,só se você tiver andando nu na rua aí já é caso de polícia e não de emergência.
Você pode fazer uma reserva para esse pequenos luxos ou pequenos confortos, mas nunca deve ser usado o fundo de emergência.
Antes de usar sua reserva pense antes se não dar para esperar ou se não existem alternativas mais baratas para gastar o menos possível da sua reserva.
Veja agora 5 maneiras de construir uma reserva financeira
#1Vender coisas que você não quer mais
Seja honesta, em algum momento você comprou algo que nunca usou, talvez peças de roupas, objetos de decoração, utensilios domésticos, livros…
Se você fizer uma faxina financeira em sua casa, verá quanto objeto tem parado na sua casa sem nenhuma utilidade.
Objetos sem utilidade guardado nas sua casa é um dinheiro parado que poderia estar trabalhando para você. Esses objetos podem ser oferecidos em grupos nas redes sociais ou montado um brecho de garagem.
Pegue o dinheiro que ganhar com as vendas e guarde para sua reserva financeira
#2 Obtenha uma segunda renda
Ganhar mais dinheiro é a maneira mais prática para montar sua reserva financeira mais rápido, mas não é nada fácil.
Para ganhar muito dinheiro de renda extra é preciso sacrificar mais tempo, mais esforço, mas nem todos estão disposto a isso.
Algumas alternativas que demandam pouco tempo e você pode escolher o melhor horário são os trabalhos feitos pela internet;
- Trabalhar como afiliado de produtos físicos ou digitais
- Fazer diversos trabalhos freelancer
- Responder pesquisas
#3 Congelar os gastos
Congelamento de gastos é uma ótima maneira de economizar muito dinheiro realmente muito rápido, porque você não gastara com qualquer coisa. Você pode analisar suas despesas e congelar alguns gastos até que sua reserva financeira seja concluida.
Dependendo do quanto você já tenha sua reserva, você pode escolher congelar os gastos por semana, por mês ou até por 1 ano .
#4 Separe uma porcentagem no seu orçamento
Se ainda não tem um orçamento, esse é o primeiro passo. Um orçamento é a coisa mais importante que você pode fazer por suas finanças, porque você consegue ver exatamente para onde estar indo seu dinheiro e isso torna tudo mais fácil.
Tudo o que precisa fazer é separar uma porcentagem para o “fundos de emergência” ao seu orçamento. Não precisa ser muito dinheiro,mas é preciso que não comprometa a eficacia do seu orçamento.
Do que adianta você dizer que vai separar R$ 200 , sendo que não vai cumprir todos os meses?
#5 Obter e salvar reembolso
Gosta de fazer a maioria das suas compras pela internet? então utilize os sites de reembolso para ganhar dinheiro e guardar para sua reserva financeira.
Atualmente essa é minha forma preferida de contruir minha reserva financeira. Esses sites pagam uma comissão para quem fizer suas compras online nos seus sites preferidos , passando antes por eles.
Entenda. Você escolhe seu produto, escolhe o site que vai comprar, mas antes entra em um dos sites de reembolso e clica no link da loja . Assim você será redirecionado para a loja que você escolheu e pode efetuar sua compra normalmente.
Ao final da sua compra o site que você comprou passa uma comissão para o site de cashback e eles dividem com você. Então você pode ir acumulando esse dinheiro durante o ano e quando formar uma boa grana, transferir para sua reserva financeira.
Os sites que eu utilizo são;
Onde guardar Sua reserva de emergência?
Se você não sabe onde guardar o dinheiro da sua reserva financeira bote na minha conta que eu guardo!(Brincadeira)
Vou te dizer onde você não deve guardar seu dinheiro.
Você nunca deve guardar seu dinheiro debaixo do colchão ou dentro de uma lata e enterrar no quintal. Para isso existem os bancos que guardam seu dinheiro e ainda te dão dinheiro para deixá-los lá.
Sua reserva financeira precisa estar em um investimento de liquidez diária, ou seja, algo que você possa pegar quando surgir os imprevistos
Os melhores destino para a reserva financeira deve ser em algum lugar onde ele possa crescer sem que você mexa nele!
Outra consideração é que ele deve ter liquidez diária para ser resgatado a qualquer momento, então desista daquela ideia de pegar todo seu dinheiro e comprar uma casa para alugar, na sua mente terá uma renda extra alugando esse imóvel, mas é só na sua mente , está certo?
A poupança também não é um bom lugar para deixar todo seu dinheiro , pois existem outros investimentos de liquidez diária como no Sofisa Direto, Banco Inter e Tesouro selic