Como aumentar score de crédito
Quem vai pedir um novo cartão de crédito, e quer ser aprovado é preciso ter um score alto.
“Calma Micileide, o que é score? por acaso você estar me xingando?
Cara amiga do Finanças Real, vou te explicar direitinho o que´é score e como você deve fazer para aumentar o seu.
O que é score de crédito?
O score de crédito nada mais é do que o histórico de pagamento de um cidadão com o mercado de crédito.
Toda vez que você pede um novo cartão de crédito, inicialmente eles pedem seu CPF .Com seu CPF nas mãos ,a empresa vai atrás do seu score de crédito para saber quais as chances de você ser um mal pagador.
A empresa verifica nos orgãos de proteção ao crédito como, SPC, serasa e Boa Vista.
O que significa score de crédito alto?
No site do serasa consumidor e Boa Vista é possível ,qualquer cidadão verificar seu score gratuitamente.
Para verificar o seu Score de Crédito basta fazer um cadastro simples e rápido.
Ao verificar seu Score e constatar uma nota maior que 701 , isso significa que seu score é alto.
Para as empresas, isso mostra que você tem um histórico de bom pagador, com isso eles podem aprovar seu pedido de cartão de crédito, pois as chances de calote é muito baixa.
Quanto maior for o score de crédito , maiores são as chances do cidadão honrar com seus compromissos financeiros.
Como funciona o score?
A pontuação varia de 0 a 1000, e baseia-se no comportamento de compras e pagamento do consumidor;
- 0 a 300- Você tem um alto risco de ser mal pagador
- 301 a 700- Você tem um risco médio de não honrar seus compromissos
- 701 a 1000- Você tem um baixo risco de inadimplência
O Score de crédito é uma espécie de curriculum financeiro. Ter acesso a essa informações te dar chances de melhorar as oportunidades de crédito aumentando seu score.
Porque meu score é baixo?
O score pode ser baixo por vários motivos e os mais citados são:
- Pagamento atrasado
- Nome negativado
- Ter participação de uma empresa falida
- Seu seu cônjuge é mau pagador pode influenciar no seu score
- Ficar pedindo cartão de crédito varias vezes no período de 3 meses
Mas, por que aumentar meu score de crédito?
É importante aumentar seu score de crédito caso você tenha interesse em; Solicitar um cartão de crédito, contratar um seguro, conseguir empréstimos e financiamento, melhores taxas de juros, contratar um consórcio…
Empresas, bancos, operadoras de internet ,construtoras,seguradoras, lojas de departamentos…Todos fazem questão de verificar o seu CPF.
Como aumentar meu score?
Se você pretende solicitar empréstimos ,pedir um cartão de crédito ou fazer um financiamento é muito importante aumentar seu score, mesmo que ele já esteja no risco médio.
Para te ajudar veja as 10 dicas para aumentar seu score:
1-Limpar seu nome
As empresas sempre consultam seu nome de cadastro de proteção ao crédito. Se seu nome está negativado é bem provável que seu score seja baixo.
Se você é uma daquelas pessoas que acham que após 5 anos seu nome está limpo e vai ficar tudo bem no seu score ,saiba que você está se enganando. Seu nome pode sim está limpo, mas seu histórico de mal pagador continua lá.
Nenhuma empresa perdoa sua dívida após 5 anos. Para que seu histórico de mal pagador saia dos orgãos de proteção ao crédito é preciso pagar a dívida.
A Melhor solução é organizar sua vida financeira e quitar sua dívida, mesmo que já tenham tirado seu nome do cadastro de proteção ao crédito.
2- Pague suas contas em dias
Um ponto muito positivo para você é pagar todas as suas contas em dias. Além de não pagar juros pelo atraso você ainda aumenta seu score de crédito.
Contas de consumo, boletos, financiamentos, empréstimos, consórcio…Pagar essas contas após o vencimento pode baixar o seu score.
3-Faça um cadastro positivo
O cadastro positivo pode aumentar seu score. O cadastro positivo é quando você autoriza o site Serasa, SPC e Boa Vista a buscar todo seu histórico de pagamento através dos seus documentos no cadastro positivo.Nele é possível ver quais contas você pagou em dias.
No site Boa Vista, o cadastro positivo é feito automático. No entanto, no Serasa consumidor, ainda precisa fazer o cadastro e enviar documentos para que o cadastro positivo seja ativado.
4-Compre no cartão ou no crediário
Quem compra à vista com dinheiro não é conhecido pelas empresas, pois não é informado o CPF no momento da compra. Comprar no cartão ou no crediário aumentar seu score, mas muita atenção para pagar a fatura em dias.
5-Tenha conta em bancos
Os bancos possuem uma pontuação próprio de crédito,quando você abre uma conta no banco já começa a pontuar no escore da instituição.
A pontuação do score do banco é levado em consideração, os serviços que o correntista tem em sua conta , se ele usa os produtos do banco.
6-Use os produtos dos bancos
Os produtos que os bancos levam em consideração na hora de pontuar são:Investimentos,Consórcios,cartão de crédito,cdbs,cheque especial, financiamentos…
7-Mantenha seus dados de cadastro sempre atualizado
Mantenha seus dados de cadastro sempre atualizado para que não aja divergência. Não custa nada atualizar seu endereço, telefone de contato e outras informações pessoais.
8-Manter seu cartão de crédito mais antigo
Manter seu cartão de crédito mais antigo pode significar que você mantém uma boa relação com a instituição financeira e conta muito positivamente.
9-Limpar histórico de consulta
Quando as empresas vão atrás do seu score, os sites do SPC, Serasa e Boa Vista guardam o histórico de consulta por 3 meses .
Se você fizer muitos pedidos de empréstimos,cartão de crédito nesse período ,mostra que você está tentando a todo custo um crédito, e isso é ruim e baixa seu score.
10 – Tenha contas em seu nome
Um dos motivos pelo qual seu score pode está baixo é a falta de uso do seu CPF, então é importante ter contas em seu nome e pagar em dia. Algumas contas que você pode colocar no seu nome para aumentar seu score;Água luz, gás, cartão de crédito,financiamento, crédito pessoal…
Conclusão;
O score de crédito ajuda as empresas ter uma espécie de garantia ao dar o que você pede.
Como as empresas não te conhece pessoalmente,ver um bom score faz elas acreditarem que você é uma boa pessoa e um bom consumidor.
Mesmo analisando seu score, as empresas ainda podem negar uma solicitação de crédito. O score é apenas um dos critérios.