A importância do orçamento familiar

Introdução

Ter um orçamento doméstico é o primeiro passo para organização da vida financeira.O orçamento é uma ferramenta poderosa de controle das finanças pessoal e empresarial.Serve basicamente para ver o dinheiro entrando e saindo. Mostrando para a família as possibilidades de aumentar o conforto e o patrimônio se for da vontade da família.

 

 

 

Existem várias maneiras de fazer um orçamento. Eu particularmente, uso o controle financeiro do meu dinheiro na web, mas não abro mão de papel e caneta para controlar ainda mais meu orçamento familiar.





Cada pessoa consegue controlar o orçamento familiar diferente das outras pessoas.O que funciona comigo pode não funcionar com você.Gerenciador financeiro, planilhas, papel e caneta. Escolha uma forma ou duas e comece a planejar seu orçamento familiar. O importante  é começar, depois você pode ir testando todas as formas e ver qual você se adapta melhor.

 

Para que o orçamento familiar funcione é preciso considerar algumas coisas que você vai ver a seguir:

7 Considerações importante

A importância do orçamento familiar
contas

 

  1. Ao planejar o orçamento familiar per veja os gastos extras. presentes de aniversário,gás acabando, novo brinquedo para os filhos…
  2. Sempre coloque despesas para cima e receitas para baixo. Seja sempre pessimista em relação o quanto você vai receber.
  3. Prepare seu orçamento para gastos anuais como iptu, ipva, material escolar…
  4. Poupe dinheiro para uma reserva de emergência. Separe todo mês um pouco de dinheiro para alguns imprevisto como desemprego, uma doença, mudança…
  5. A conversa com a família deve sempre existir. planeje sonhos em comum e sonhos separados também.e o que fazer para alcançar cada um.
  6. reserve no orçamento uma quantia para realizar metas e sonhos.viajar, comprar um carro,aposentadoria…
  7. Fique de olho e sempre faça os ajustes necessário. Às vezes você planeja algo e no meio do caminho você percebe que tem algo mais importante para aquele momento.

 

 

 

Conclusão;

Quem controla orçamento familiar tem mais chances de guardar dinheiro para eventuais emergência e para investimento. Quem não controla o orçamento familiar estar mais propenso a viver no vermelho. Se você observar o mundo ao seu redor tudo que dá certo existe um planejamento por trás.Se costuma ler sobre finanças pessoais, educação financeira como ficar rico você deve ter percebido que todo mundo fala de organização e planejamento.

 

Quando eu e meu marido trabalhávamos fora e não tinha ainda nossas filhas tudo que entrava sai imediatamente. Eu não tinha tempo e não fazia um controle financeiro. Depois que eu saí do emprego, nós conseguimos em dois anos juntar uma reserva financeira para comprar uma casa. Tudo por que eu comecei a fazer o orçamento domestico e a planejar cada gasto na minha casa.

Não conseguimos comprar a casa por que no meio do caminho tivemos que cuidar de uma filha que nasceu com um problema de saúde. Por isso é importante sempre fazer mudanças necessárias no orçamento. mesmo não comprando a casa , mas nós tínhamos uma reserva financeira que deu para cuidar da nossa filha e é isso que importa. É por isso que eu sempre conto essa história. É por isso que eu mim orgulho de ser organizada .

 

Não é fácil esperar pela ajuda de outras pessoas.ninguém se importa se você estar doente ou se você tem dívidas. Cada um estar preocupado com os próprios problemas.é você que deve ter uma reserva financeira e se preparar para esses momentos.

veja isso:

 

 

MICILEIDE SOARES

Micileide soares fundadora do blog finanças real. Sonha em alcançar o sucesso e viver de blog