5 Motivos para investir no Tesouro Direto

O Tesouro Direto é o programa de investimento do governo federal. As letras do Tesouro são uma alternativa para os investidores que gostariam de aplicar seus recursos em títulos públicos.

A partir de R$ 30,00, qualquer pessoa pode começar a investir no Tesouro Direto! Sendo que os resgates podem ser realizados a qualquer dia da semana, levando aproximadamente 2 dias para o valor cair na conta.

Nesse programa de investimentos, o investidor tem a possibilidade de aplicar em três diferentes letras, dentre elas:

  • Tesouro Selic
  • Tesouro IPCA
  • Tesouro Prefixado

Para ter acesso a essa letras, o investidor pode recorrer às corretoras ligadas aos grandes bancos, ou aderir a uma corretora independente. Agora vamos analisar com mais detalhes as vantagens do Tesouro Direto!

1) Garantia do Tesouro Nacional

5 motivos para investir no tesouro direto

Uma das grandes vantagens de investir em letras do Tesouro Direto está relacionado a sua garantia.

A garantia está vinculada ao Tesouro nacional. Ate mesmo o FGC não consegue oferecer garantia melhor do que o Tesouro Nacional.

Em outras palavras; se o governo federal não conseguir pagar os seus credores, o mesmo só precisa “imprimir” mais dinheiro…

2) Rentabilidade acima da poupança

Mesmo para as pessoas mais conservadoras, que gostam e acabam aplicando na poupança, o Tesouro Direto pode oferecer uma alternativa mais atraente de investimento.

Se a poupança atualmente rende algo próximo dos 4% ao ano, o Tesouro Selic (uma das letras do Tesouro) oferece rentabilidade próxima dos 6,5% ao ano!

Mesmo com a retenção de IR, o Tesouro Selic ainda se apresenta como uma excelente alternativa de investimento.

veja também;

3) Baixo custo

Diferente do que acontece com vários outros investimentos, como por exemplo, os próprios fundos de investimento, no Tesouro Direto o investidor vai arcar com custos bem baixos.

Dentre as despesas que podem incidir sobre as letras do Tesouro, temos os emolumentos referentes à B3 (bolsa de valores) que gira em torno da casa dos 0,5% ao ano.

Esse custo é cobrado de forma semestral, ou quando o investidor resgata suas letras do Tesouro.

Existem as despesas administrativas das corretoras e demais instituições financeiras, porém existem várias corretoras que isentam seus clientes de tais taxas.

4) Proteção contra inflação

Uma das letras do Tesouro Direto é o Tesouro IPCA. Essa letra oferecer rentabilidade indexada a uma taxa de inflação (IPCA) e o juro prefixado.

Infelizmente não é uma tarefa tão fácil encontrar aplicações que oferecem rentabilidade atrelada à inflação.

Por exemplo, os grandes bancos acabam oferecendo ativos que possuem os rendimentos atrelados ao DI ou a Selic, como por exemplo, os CDBs, Poupança e até alguns fundos de investimento.

5) Ganhos pré-determinados

Outra letra do Tesouro Direto é o Tesouro Prefixado. Essa letra como o próprio nome já diz, possui sua rentabilidade atrelada uma taxa prefixada.

Atualmente, o Tesouro Prefixado possui letras com taxa de juro na casa dos 12% ao ano! Só para título de comparação, atualmente, a taxa Selic (taxa básica de juro) está na casa do 6,5% ao ano!

Ou seja, as letras do Tesouro Prefixado estão oferecendo uma rentabilidade, praticamente 2 vezes maior do que nossa taxa de juro!